ABERTURA DA XVI SEMANA DO BEBÊ DE SANTA TEREZINHA

Compartilhar!

NOSSO MUNICÍPIO CUIDANDO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: GARANTINDO DIREITOS E FORTALECENDO VÍNCULOS.

Semana do Bebê

Os cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento pleno. Por isso, a primeira infância deve ser prioridade na agenda dos municípios

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A cada edição, ocorrem discussões intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.

A ideia é que todos participem: governo, ONGs, setor privado, escolas e, claro, as próprias famílias, são mobilizados para oferecer mais qualidade de vida às crianças durante a primeira infância.

A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul e em 2008 em nosso município. Em 2010, o UNICEF sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil. E, desde 2013, a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, outra iniciativa do UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.

Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar de crianças e gestantes, no aumento da oferta de consultas de pré-natal, no aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas, diminuição da gravidez na adolescência e na aumento dos municípios participantes que elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância. Ainda que a melhoria dos indicadores seja fruto de uma combinação de fatores, uma coisa é certa: a mobilização social, as políticas públicas e a transformação de práticas para a primeira infância são os maiores legados da Semana do Bebê.

O evento tem total apoio do Prefeito Delson Lustosa e do Vereador Charles Lustosa com membro Inter setorial do município do SELO UNICEF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *