Charles Lustosa analisa cenário político local, estadual e nacional em entrevista à Rádio Cidade de Tabira

Compartilhar!

O ex-vereador e atual primeiro suplente de Santa Terezinha, Charles Lustosa, participou do programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM 97,7 — uma das emissoras de maior audiência na região. Durante a entrevista, Charles fez uma análise aprofundada do cenário político local, comentou as movimentações em torno da sucessão municipal e compartilhou sua visão sobre as eleições estaduais e nacionais.

ac13c1f6 8d35 43ba 8bb8 f672698a07cc 1 e1754334941736

Política local: sucessão, alianças e desafios

Charles Lustosa traçou um panorama realista sobre os últimos 25 anos da política em Santa Terezinha. Segundo ele, a constante reconfiguração de alianças entre os principais grupos políticos locais é uma característica marcante do município. “Todos os grandes grupos já estiveram juntos ou separados em diferentes momentos. Isso torna a política muito dinâmica e, ao mesmo tempo, complexa”, avaliou.

Ao falar sobre a gestão do atual prefeito Delson Lustosa, com quem mantém aliança, Charles reconheceu sua experiência — já que o gestor está em seu quarto mandato — e abordou a expectativa em torno de sua sucessão. Ele demonstrou preocupação com nomes que estariam tentando se impor como pré-candidatos baseando-se exclusivamente em poder aquisitivo, tentando, segundo ele, “comprar a vaga, mesmo sem o apoio do prefeito”. Charles revelou que Delson teria deixado claro que “a vaga não está à venda”.

Outro ponto destacado foi o clima de divisão interna no grupo governista. “Dos cinco nomes que se colocam como possíveis candidatos, nenhum apoia o outro. Há rejeição mútua”, afirmou. Nesse contexto, Charles acredita que o prefeito pode surpreender indicando um nome de fora da política para unificar o grupo e evitar desgastes semelhantes aos ocorridos nas eleições de 2008 e 2016.

Um novo ciclo: Charles coloca seu nome à disposição

Durante a entrevista, Charles também confirmou que não pretende disputar novamente uma vaga no legislativo municipal. “Tudo que eu queria fazer como vereador consegui realizar durante um mandato. Cumpri meu dever com a sociedade”, declarou. Ele reafirmou que seu foco agora é disputar um cargo majoritário, colocando seu nome à disposição para o debate e para as convenções partidárias de 2028. Lembrando que tudo isso é prematuro, por está muito distante do próximo pleito municipal.

Integridade e compromisso com a verdade

De forma firme, Charles destacou sua conduta ética e trajetória limpa na política:

“Eu ando em Santa Terezinha de cabeça erguida. Tenho reputação ilibada, história construída com trabalho. Quem quiser fazer errado, que faça. Eu sigo falando a verdade.”

Expressou ainda preocupação com situações que considera incoerentes na gestão pública recente, como a ausência de pagamento do seguro safra há três anos no município, contrastando com empréstimos de valores milionários feitos por pessoas ligadas ao setor agropecuário. Para ele, é preciso mais atenção das instituições de controle e da sociedade civil.

Eleições estaduais: apoio à reeleição de Raquel Lyra

Ao comentar o cenário político estadual, Charles demonstrou confiança na reeleição da governadora Raquel Lyra (PSDB), apesar das pesquisas apontarem vantagem do prefeito do Recife, João Campos. “A governadora tem investido fortemente nos municípios e deve receber apoio de boa parte dos prefeitos. Acredito que ela pode reverter o cenário e vencer em 2026”, afirmou. Seu posicionamento acompanha o do prefeito Delson Lustosa, que já anunciou apoio à atual governadora.

Nacional: avaliação positiva do governo Lula

Charles também abordou o cenário nacional, destacando a polarização política que domina o país desde 2018. Apesar disso, elogiou o desempenho do presidente Lula e considerou equivocada a estratégia do ex-presidente Bolsonaro, inclusive ao tentar articulações internacionais contra o governo atual.

“Lula vem fazendo um bom governo. As políticas sociais e os investimentos em infraestrutura são visíveis. Só não vê quem não quer”, disse. Ele também afirmou que o Brasil ainda paga um alto preço pelos impactos do impeachment da presidente Dilma Rousseff, que classificou como “um golpe”.


📻 Ouça a entrevista completa no programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM 97,7.
📍 Acesse: radiocidadefm977.com.br
📷

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *